segunda-feira, 9 de maio de 2016

O que é a drenagem linfática?



A drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem por objetivo estimular o sistema linfático - uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo - a trabalhar de forma mais acelerada. Entre os principais benefícios do método estão a redução da retenção de líquido, ativação da circulação sanguínea, combate à celulite e até o relaxamento corporal.

Para entender melhor como ela age, é essencial conhecer as estruturas que compõe esse sistema, a linfa e os gânglios linfáticos:

O sistema linfático trabalha como uma terceira circulação, além da arterial e da venosa, e a linfa é o líquido que circula através dessa rede de vasos linfáticos. Ela é rica em proteínas, glóbulos brancos, microrganismo, células mortas, células sanguíneas e pode também carregar bactérias e toxinas. Seu aspecto é viscoso e amarelado. A linfa, assim como o sangue, realiza trocas metabólicas com as células e em seguida é recolhida pelos vasos do sistema linfático, retornando aos gânglios.

Já os gânglios linfáticos, ou linfonodos, são encontrados em todo o corpo. Eles são parte importante do sistema imunológico. Sua função é ajudar o corpo a reconhecer e combater germes, infecções e outras substâncias estranhas. É para eles que a linfa recolhida dos vasos é direcionada para ser filtrada.


As áreas comuns em que os linfonodos podem ser sentidos, através da palpação, incluem:

- Virilha;
- Axila;
- Pescoço (existe uma cadeia de linfonodos de cada lado do pescoço);
- Abaixo da mandíbula e do queixo;
- Atrás das orelhas;
- Na parte posterior da cabeça.

Objetivos da drenagem linfática
A função da drenagem linfática é retirar a linfa que fica acumulada entre as células, o que pode ser ocasionado por um retardo da pessoa na produção da linfa, por exemplo, ou por dificuldades da absorção por parte das células. Com essa estimulação, há a diminuição do inchaço e melhora da celulite. O procedimento melhora também a circulação em geral, relaxa o corpo e pode atuar discretamente no combate a gordura localizada - uma vez que a massagem aumenta o metabolismo do local.

O transporte de gordura - principalmente na forma de triglicerídeos - e vitaminas é feito pela linfa do intestino e desemboca no fígado sendo metabolizado e mandando ao sistema circulatório os nutriente e volume sanguíneo de maneira balanceada. Por isso, quando há uma melhora da circulação da linfa, há também uma maior oxigenação dos tecidos do corpo, o que melhora o aspecto da celulite e gordura localizada. 

Mas não se iluda, a drenagem linfática não emagrece por si só! Ela vai ajudar a reduzir medidas por acabar com o inchaço e eliminar toxinas do corpo. Mas para obter resultados mais efetivos será necessário abordar hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada e pratica de exercícios físicos.

Como ela age especificamente com a celulite?
A celulite é formada por gordura, líquido e traves de tecido conjuntivo que aprisionam os nódulos de gordura. Sendo assim, a manipulação da gordura, das traves fibrosas, favorece sua dissolução e metabolização, aumenta a chegada de sangue no local e aumenta as trocas metabólicas - a velocidade de todos estes processos aumenta. Por isso, a retenção de líquido que há na celulite diminui com a drenagem linfática.

E com a gordura localizada?
A manipulação vigorosa da gordura provoca vasodilatação e aumenta a velocidade de metabolização, tendendo à suavização de contornos irregulares e à redistribuição harmônica da gordura, principalmente se aliada à dieta. O metabolismo pode se acentuar nos locais que estão sendo massageados com energia.

E com a flacidez?
A vasodilatação que decorre da simples manipulação favorece a revitalização da derme, com incremento da formação e reorganização do colágeno, conferindo mais firmeza à pele. Já no tônus muscular o efeito é discutível: na verdade, teria ação repousante, corrigindo tensões nos músculos, espasmos e contraturas.

Qual é a melhor: a manual ou a mecânica?
A drenagem manual, quando feita com habilidade e conhecimento, é mais efetiva. Por ser mais personalizada, atende às necessidades específicas de cada paciente, levando em conta suas particularidades e prioridades. Porém, com o aumento da demanda e escassez de tempo, cada vez mais surgem equipamentos que buscam atingir um grande número de pessoas num tempo otimizado, num esquema mais prático.

Quantas sessões são necessárias para primeiros resultados?
Gordura localizada: no mínimo 10 sessões.

Celulite sem excesso de peso: no mínimo 5 sessões.

Celulite com excesso de peso: no mínimo 10 sessões.

Edemas (inchaços): melhoram após a terceira sessão.

14 comentários:

  1. Nossa amei o post Mayara já fiz drenagem para diminuir edemas e adorei!
    Acho super válido esse tratamento, mas é muito difícil encontrar bons profissionais ainda!
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  2. Amei o post! Sempre tive curiosidade em entender melhor o procedimento. Beijos

    http://feminilidades.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nem imaginava que a drenagem linfática funcionada assim.
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  4. Adoramos saber mais ♥
    Beijocas
    yeahvouarrasar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Drenagem é tudo de bom, eu fazia e via muita diferença. Preciso começar a fazer de novo.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  6. Mayara seu post foi bem informativo, o que é bom porque esclarece qualquer tipo de dúvida e explica todo o procedimento. É um tratamento que faz diferença.
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir
  7. Estou precisando fazer uma drenagem linfática.
    Bom saber mais a respeito.
    Bjão

    ResponderExcluir
  8. Eu preciso fazer uma pra dar aquela relaxada e de quebra sair com umas celulites a menos.
    Adorei o post!

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post, sua resenha ficou incrível. Minha sogra faz drenagem, pois ela tem um problema sério de retenção de líquidos e esse procedimento é ótimo para ela.
    Beijos

    www.baudasresenhas.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu ja fiz e gostei muito dos resultados na época, pretendo voltar a fazer em breve! Muito bom poster.
    Atellier Encantado Com Mãos de seda

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem :) Acredita que nunca fiz. Tenho muita curiosidade em saber se os resultados são bons. Sempre li que precisa ser feita corretamente senão causa dor. Vou dar uma olhada e ver se encontro na minha cidade. O post ficou ótimo! Beijos, Érika <3

    >> http://www.queroseralice.com.br/ <<

    ResponderExcluir
  12. Já fiz uma vez e tive otimos resultados!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Nunca fiz drenagem linfática, mas desejo! Pelo visto vale muito a pena e só trás benefícios. Ótimo post! O seu blog é uma gracinha *-* Adorei! Já estou seguindo e voltarei mais vezes! Espero que visite o meu e se puder seguir, agradeço!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir