terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

10 alimentos amigos do cabelo


Bons cosméticos e aquele cabeleireiro descolado fazem milagre pelo seu visual. Mas de nada adianta ir ao melhor salão ou comprar os produtos mais high tech se você não cuidar da saúde do couro cabeludo nem fornecer os nutrientes que os fios precisam para crescer fortes e bonitos. O baixo consumo de proteínas, vitaminas e minerais pode levar à perda do brilho, à quebra, queda e até interferir no crescimento do cabelo.

1. Cenoura

Ela oferece dois nutrientes: o betacaroteno e a vitamina A. O primeiro é um antioxidante que combate a ação dos radicais livres e, assim, evita a queda e a perda de pigmentos que deixariam o cabelo grisalho. Já a vitamina A atua na saúde das células do couro cabeludo, nutrindo-as, e interfere na produção da oleosidade natural do fio.

Quantidade ideal: 1 unidade média por dia.

2. Espinafre
Por conter ferro, mineral que participa na formação dos glóbulos vermelhos, nutre os folículos capilares. Daí a explicação para a carência da substância provocar a perda de brilho, ressecamento, fraqueza e até queda capilar. "O espinafre é rico em clorofila, que, juntamente com o ferro, ajuda a equilibrar a oleosidade do couro cabeludo, fortalecer a raiz e normalizar o ciclo de crescimento dos fios.

Quantidade ideal: 1 prato de sobremesa por dia.

3. Aveia
O grão contém silício, mineral capaz de estruturar a queratina, proteína que forma o cabelo. A aveia traz ainda vitaminas do complexo B e zinco. "Enquanto as primeiras otimizam a multiplicação das células do bulbo capilar, favorecendo o crescimento, o segundo ajuda no controle sobre as mudanças hormonais, que podem levar à queda e aos fios brancos antes do tempo", diz a nutricionista Patrícia.

Quantidade ideal: 1 colher de sopa

4. Salmão
Além da proteína de altíssima qualidade, consuma também devido a boa quantidade de ácido graxo ômega 3 e selênio. Juntos, eles combatem inflamações, protegem o couro cabeludo contra a radiação ultravioleta e melhoram a circulação e a chegada de nutrientes ao bulbo capilar. Carne vermelha e frango também são boas opções de proteína magra.

Quantidade ideal: 1 filé médio pelo menos três vezes por semana.

5. Soja
Também é uma ótima fonte de proteína, nutriente que compõe 97% do cabelo. Se não há quantidade suficiente de proteína, o organismo não consegue produzir novos fios para substituir aqueles que caíram. Há ainda uma alteração do pigmento e da textura das mechas, que perdem a intensidade da cor e ficam opacas, secas, finas e fracas. "Outra vantagem de consumir o grão é que ele oferece biotina, importante nutriente para o desenvolvimento do folículo piloso, o que, na prática, previne que o cabelo fique quebradiço.

Quantidade ideal: 3 colheres de sopa por dia.

6. Laranja
O benefício para o cabelo está na parte branca que envolve os gomos, a chamada pectina. Ali ficam as fibras que vão ajudar a varrer para fora do organismo as toxinas, que, em excesso, contribuem para o aumento da oleosidade e o aparecimento da caspa.

Quantidade ideal: 1 unidade por dia.

7. Morango
A fruta oferece flavonoides e vitamina C, substâncias que ativam a microcirculação sanguínea no couro cabeludo. Resultado: os fios crescem mais rápido, resistentes e menos sujeitos à queda, quebra e ao ressecamento.

Quantidade ideal: 1 xícara de chá por dia.

8. Iogurte
Além de aminoácidos que fortalecem a fibra capilar, o iogurte traz vitaminas do complexo B. Elas favorecem o depósito de queratina no fio, deixando-o mais encorpado e resistente.

Quantidade ideal: 1 copo (200 ml) por dia.

9. Castanha-do-pará
A fruta oleaginosa merece espaço na sua dieta por oferecer zinco: a carência dele deixa o cabelo fino, quebradiço e sem brilho. Ingerir a dose necessária do mineral proporciona melhor crescimento e desenvolvimento capilar, ajuda reduzir a oleosidade excessiva e previne a descamação no couro cabeludo.

Quantidade ideal: 3 unidades por dia.

10. Agrião
A hortaliça fornece MSM, que é a forma biodisponível do enxofre. “O mineral é necessário para a manutenção e a produção da queratina. Também possui ação anti-inflamatória, o que ajuda a evitar a caspa”, diz a nutricionista funcional Cristina Martins.

Quantidade ideal: 1 xícara de chá por dia.

Inimigos do cabelo

Entre os maiores vilões do cabelo bonito e saudável estão o açúcar, o carboidrato refinado (massa e pão branco) e o álcool.

Eles elevam os níveis de insulina no sangue, desequilibrando alguns hormônios, o que pode ter um efeito negativo sobre os folículos capilares. Reduzir o consumo de chá e de café, pois interferem na absorção de minerais, como o ferro, necessários para o crescimento do cabelo.

16 comentários:

  1. O melhor da sua dica é que são alimentos super gostosos!! :)
    Beijos
    Carolina Leal
    lealcarolina.com.br

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  2. Tem alimentos que fazem muito bem para o cabelo né. Eu como a maioria.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

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  3. Olha eu como de tudo e adorei saber dos benefícios de vários alimentos que consumo, fiquei surpresa mesmo em saber que álcool faz mal para o cabelo! Não tinha ideia!
    Beijos

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  4. Como a maioria, não é por falta de alimentação adequada que meus cabelos vão ficar de mal comigo, como direitinho rs

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  5. Que Máximo esse post super esclarecedor! Adorei as dicas como todos esses alimentos...hehehe
    Beijinhos :*

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  6. Que Máximo esse post super esclarecedor! Adorei as dicas como todos esses alimentos...hehehe
    Beijinhos :*

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  7. Gostei da dica, entre os alimentos o que não como é espinafre, já tentei mas não desce, mas os outros gosto de todos. Obrigada por compartilhar.
    Bj
    http://blogsemprebelas.com/

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  8. Amei o post !!! Tinham vários alimentos que não sabia que faziam bem para os cabelos, vou utilizá-los com mais frequencia.
    besitos

    www.blogmeamarro.com

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  9. Ain bem que gosto e como todos eles, mas não podemos esquecer dos produtos externos ne?! kkkkkkkkkkk

    Beijos
    www.blogluanamidorie.com

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  10. Adorei as dicas! Sempre bom saber de coisas que fazem bem para o cabelo. beijos

    Renata Arruda
    http://feminilidades.com.br

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  11. Acho que da lista só sabia da cenoura.
    Adorei descobri outros.
    Bjão

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  12. Que bacana, não sabia. Amo cenouras.
    Vou colocar mais destes alimentos na minha rotina alimentar.
    Necessaire da Kika
    bjs

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  13. oi
    excelentes dicas, porém não como alguns dos alimentos citados, como a cenoura, espinafre...

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  14. Como aveia todo dia!! Amei o post não sabia que esses alimentos eram bons pro cabelo.
    Um beijo

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  15. Quantos alimentos deliciosos
    o mais legal que além de serem gostosos
    faz bem pro organismo e cabelo
    amei
    bjs

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  16. Da listinha eu só não como o morango.
    É tão importante saber de tal dicas, pq nem sempre são os produtos que se passa e sim o que se come .
    A beleza de tudo vem de dentro pra fora não é mesmo? Até no cabelo.
    Bjos

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