terça-feira, 4 de agosto de 2015

Limpeza de pele!

Como é feita a limpeza de pele
A grande maioria das limpezas de pele segue um passo a passo com etapas bem definidas, que vão desde a higienização da pele até a aplicação do filtro solar. Em geral, a pessoa irá deita-se em uma maca para realizar a limpeza de pele e usa uma proteção para os olhos, que pode ser o próprio algodão. A sessão dura, em média, uma hora. Conheça todas as etapas do procedimento:

- Limpeza: a pele é higienizada com loções de limpeza desengordurantes, cuja ação varia de acordo com o tipo de pele. O objetivo é remover maquiagem, cosméticos e até mesmo as impurezas decorrentes da poluição e a oleosidade da pele.

- Esfoliação: é feita a aplicação de produtos específicos com efeito abrasivo para promover um afinamento da camada córnea, a camada mais superficial da pele, facilitando a extração de cravos e acnes que não estejam inflamadas.A microesfoliação da pele do rosto, pescoço e colo é feita de forma delicada, com movimentos suaves e circulares.

- Extração: Essa é a etapa mais longa da limpeza de pele, e pode durar 30 minutos ou mais, dependendo do estado da pele. Em seguida da esfoliação, a pele é submetida a um vapor com ozônio, que tem como finalidade abrir os poros e dar emoliência para a pele, facilitando a drenagem, sempre manual e cuidadosa dos cravos, espinhas e dos miliuns (bolinhas amareladas com sebo dentro. O tempo de exposição ao vapor com ozônio é de, no máximo, cinco minutos, isso porque, apesar do ozônio ser um gás de excelente efeito bactericida e fungicida, seu excesso pode provocar efeitos tóxicos quando inalado por um tempo prolongado, principalmente em gestantes. Após esse tempo, é aplicado, por mais dez minutos, apenas o vapor de água sobre a pele coberta por uma fina camada de algodão embebido em emoliente

A retirada de cravos e miliuns, deve utilizar técnicas corretas de manipulação.

Os cravos são espremidos com os dedos, mas o profissional nunca aperta a pele diretamente, sempre usa uma gaze médica para fazer a extração. Isso evita machucar a pele e também ajuda a reduzir a dor. Já os miliuns são removidos com a ajuda de uma microagulha, porque é necessário romper a casquinha que recobre o cisto para expelir a bolinha de sebo do seu interior. Durante a limpeza de pele, não é recomendado extrair espinhas, pois isso pode deixar cicatrizes na pele, além de gerar mais inflamação. Além disso, o procedimento não deve ser doloroso. A extração deve ser feita delicadamente e devagar de forma que o paciente sinta-se confortável. Para pacientes mais sensíveis a dor, pode-se usar anestésico tópico previamente, mas geralmente isso não se faz necessário.

Após a extração, é utilizado um aparelho de alta frequência para cicatrizar e atuar como anti-inflamatório sobre os pontos da pele que sofreram microlesões.

- Massagem: nessa fase será realizada uma massagem com manobras suaves e metódicas com finalidade terapêutica ou estética, que auxiliam na aplicação de substâncias hidratantes e calmantes. Para a diminuição da vermelhidão, comum logo após a limpeza, também podem ser aplicadas compressas com loções calmantes e águas termais. 


- Máscaras: é o procedimento de finalização da limpeza de pele e dura de 10 minutos a 20 minutos. A escolha do tipo de máscara depende do tipo de pele. Normalmente opta-se por máscaras calmantes, à base de azuleno, mentol.

- Filtro solar: a aplicação do protetor solar faz parte da última etapa da limpeza de pele. É aplicado em forma de gel ou loção para não obstruir os poros, sempre com fator de proteção igual ou superior a 30 para garantir que a pele está sendo protegida dos efeitos nocivos dos raios solares, como manchas. Como após a limpeza, a pele estará sensível isso também evitará queimaduras.

- Cuidados após a limpeza de pele: A pele demora cerca de 48 horas para se recuperar após a limpeza de pele. Alguns cuidados devem ser tomados nesse período e também após.

- Recuperação da pele: Todos os procedimentos da limpeza, em especial a extração dos cravos, sensibilizam e irritam a pele. A extração de milium pode inclusive formar casquinhas, porque a pele sofrerá microcortes. Cuidados nas primeiras 48 horas

- Cuidados nas primeiras 48 horas: Produtos à base de ácidos e despigmentantes ou produtos tópicos com componentes hormonais devem ser receitados somente por médicos e o paciente deve ser orientado quanto ao uso. Está indicado o uso de produtos com propriedades calmantes, como a água termal, e cicatrizantes nos primeiros dois dias após o procedimento. A maquiagem também pode ser utilizada nesse período.

- Cuidados diários: Os cuidados diários são essenciais para uma pele bonita e para uma boa manutenção dos resultados da limpeza. "O kit básico de cuidados é composto por um bom gel de limpeza, um tônico e hidratante diurno e noturno para prevenir o envelhecimento", recomenda a dermatologista Carolina Marçon. "É interessante utilizar um esfoliante uma a duas vezes por semana para renovar a pele". Mas atenção: o uso de esfoliante está liberado apenas após sete dias da limpeza de pele.

Exposição ao sol: O ideal é ficar 48 horas sem se expor ao sol. Além disso, aplicar filtro solar com, no mínimo, FPS 30, é essencial.

24 comentários:

  1. Não vivo sem!! Acho que todo mundo tinha que fazer para a pele dar uma respirada ne!

    ResponderExcluir
  2. Não podemos mais viver sem limpeza de pele, faço regularmente. E sigo a risca todos os cuidados pós limpeza que realmente são de extrema importância.
    besitos

    blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  3. Limpeza de pele é maravilhoso, rejuvenesce e faz um bem danado! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Limpeza de pele é bem legal e tem que ser feita de modo certo mesmo.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  5. Mulher, você acredita que eu nunca fiz uma limpeza de pele?
    Mas preciso fazer uma urgente, minha pele está um caco e estou com um Miliun bem na bochecha!
    Beijos

    Blog|Canal

    ResponderExcluir
  6. Limpeza de pele é essencial para a nossa rotina e faz um bem a pele e a aparência.

    Blog Make-Lovers| Fan Page | Twitter

    ResponderExcluir
  7. Estou precisando fazer uma limpeza de pele.
    Faço em casa mais não é a mesma coisa. rsrs
    Bjão

    www.blogdajeu.com.br

    ResponderExcluir
  8. Muito legal você dar dicas do passo a passo completo de como se fazer uma limpeza de pele bem feita, pois podemos escolher bons profissionais e termos a certeza que nossa pele será bem cuidada e hidratada.
    Isso claro que me lembrou que preciso de uma urgente.
    Bjks

    ResponderExcluir
  9. Adro fazer limpeza de pele, faço seguidamente por causa da maquiagem.

    ResponderExcluir
  10. Nunca fiz limpeza de pele, mas fiz um lifting facial maravilhoso, dizem de dói bastante né?

    ResponderExcluir
  11. Oie eu preciso fazer limpeza de pele.. estou com alguns cravinhos e não quero eu mesma retirar (ou tentar) tenho medo de inflamar e ficar pior, procurar um profissional é sem a melhor opção.
    Eu costumo fazer a limpeza de pele básica em casa usando esfoliante e alguns produtos para pele oleosa.
    Beijos
    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderExcluir
  12. De tempos em tempos eu vou a uma clínica fazer limpeza de pele. Adoro como a pele do meu rosto fica.
    Beijos,
    www.espacogattena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Um cuidado super importante para deixar a pele ainda mais bonita, ainda não fiz uma mais profunda, acho que estou precisando. Muito bom o post, bem informativo.
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir
  14. Esse tipo de limpeza de pele mais profunda com extração e tudo eu nunca fiz!
    Amei o post super completo, Preciso fazer!
    Beijinhos :*
    Www.estiloaqualquercusto.com

    ResponderExcluir
  15. Esse tipo de limpeza de pele mais profunda com extração e tudo eu nunca fiz!
    Amei o post super completo, Preciso fazer!
    Beijinhos :*
    Www.estiloaqualquercusto.com

    ResponderExcluir
  16. Esse tipo de limpeza de pele mais profunda com extração e tudo eu nunca fiz!
    Amei o post super completo, Preciso fazer!
    Beijinhos :*
    Www.estiloaqualquercusto.com

    ResponderExcluir
  17. Limpeza de pele bem feita é sempre maravilhosa. Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  18. Eu amo fazer limpeza de pele, me sinto muito mais limpa, quando faço a limpeza, parece que ai sim eu retirei toda maquiagem !

    Beijos, e nossa pele sempre precisando de cuidados extras.
    http://blogluanamidorie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Lendo seu post, lembrei que tenho que marcar pra fazer a minha, é tão importante e necessário.
    Lu
    www.blogsemprebelas.com

    ResponderExcluir
  20. acho limpeza de pele super importante,e nao sei vc mas quando eu faço nossa me sinto leve no mundo
    alem de q é o basico para q uma make fique perfeita

    ResponderExcluir
  21. Limpeza de pele realmente é muito importante. Fiz na semana passada e durou quase 2 horas, é a melhor experiência do mundo, tirando o vermelho do rosto haha Beijos, Érika

    >> www.queroseralice.com.br <<

    ResponderExcluir
  22. É muito importante manter a pele limpa. Eu faço em casa mesmo. Quero marcar pra fazer em um spa depois.

    Beijos
    www.amorascomclasse.com

    ResponderExcluir
  23. Ahhh limpeza de pele é muito, muito bom, além de super importante para manter a pele linda!
    Bjs
    www.onefashiongirl.com

    ResponderExcluir
  24. Que dica booa, eu até sabia alguns protocolos de limpeza de pele, mas acabei de aprender muito mais. ;)
    Beijocas <3
    ◄█■▬▬■█►www.walmontani.com◄█■▬▬■█►

    ResponderExcluir